Naira Nawroski - dança educação

Trabalhos realizados do Centro de Artes Integradas

Filosofia e Trabalhos

A criação é um momento mágico. É um mergulho na nossa criatividade! E, porque não dizer, pegar uma carona nas idéias dos outros? Uma frase solta aqui, uma fotografia vista lá ...e pronto! Cada idéia é uma semente que pode virar uma árvore frondosa e cheia de frutos.

No Centro de Artes Integradas, a criança é MENTE, CORPO e CORAÇÃO.

 

< Nossa Filosofia >

Nós, do Naira Nawroski Centro de Artes Integradas, incentivamos as crianças a participarem da criação dos espetáculos infantis.

< Espetáculo Terra de Yoko >


 Era uma vez a terra de YOKO - lugar surgido da imaginação de muitas crianças dentro de um projeto maior chamado Arquipélago construído no ateliê de Artes do Naira Nawroski Centro de Artes Integradas. Dentre muitas ilhas de criação, YOKO foi escolhida para ser dançada.

Por onde viaja a imaginação das nossas crianças quando resolvem inventar um lugarzinho só seu?

Este universo infantil é uma viagem que conta um pouco dos desejos e contradições de nossas crianças de hoje. Mistura-se o antigo e o novo, as velhas brincadeiras com os modernos brinquedos, a fantasia e a realidade, a dor de crescer com a vontade de sempre ser criança!

Como em uma composição musical as crianças inventaram um jeito deste lugar ter uma certa permanência, nem que seja na imaginação, nos sonhos ou nas nossas lembranças: sorvetes, sereias, praias, pingüins, parques, bolas e balanços. Elas inventaram também as protetoras – da água, da floresta, dos animais, do fogo e da terra - para que nunca nos esqueçamos de que cuidar faz a vida girar, dançar, crescer e florescer!

fotos do espetáculo

Espetáculo Terra de Yoko - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Terra de Yoko - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Terra de Yoko - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Terra de Yoko - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Terra de Yoko - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas

< Espetáculo "Flicts" >


A história de “Flicts” foi e continua sendo uma das obras infantis mais importantes e festejadas no mundo literário. Através de uma linguagem simples e lúdica, Ziraldo faz uma abordagem sobre o importante espaço que cada um de nós ocupa no mundo, por mais estranhos ou fora de padrões que pareçamos ser. O personagem “Flicts” é uma cor muito rara, frágil e aflita, que busca um amigo, um trabalho ou um lugar que seja seu. Nesta busca, “Flicts” passa por diversas situações que o fazem cada vez mais se sentir isolado do mundo, até o momento que descobre-se refletido no astro que inspira os melhores sentimentos a todos nós, que vivemos na terra.

O espetáculo “FLICTS” foi apresentado nos anos de 1994, 2000 e 2007 no Teatro São Pedro  

fotos do espetáculo

Espetáculo Flicts - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Flicts - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Flicts - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Flicts - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Flicts - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas

< Espetáculo Musical DÓ-RÉ-MI >


Em, 2002 a Escola completou 10 anos de experiência! Nasceu uma produção construída com as crianças. O “Musical Dó-Ré-Mi”, baseado na Trilha sonora do filme “A Noviça Rebelde”.

Cantando para as crianças a música com as sete notas musicais, elaborou-se um mosaico de palavras que iniciavam com a sílaba de cada nota e, assim, definimos as nossas danças: DÓ de Dominó, RÉ de Relógio, MI de Mimosa, FÁ de Fada, SOL de Soldadinho, LÁ de Lápis e SI de Sílabas.

A trilha sonora criada especialmente para o espetáculo é de Geraldo Fischer e a narração do mosaico das palavras é de Marília Stein. Este espetáculo é o resultado de um trabalho lúdico e artístico inventado a cada instante!

Ele foi reapresentado em 2007 no Teatro Novo – Sala Carmen Silva – DC Navegantes.

fotos do espetáculo

Musical DÓ-RÉ-MI Musical DÓ-RÉ-MI Musical DÓ-RÉ-MI Espetáculo Amorendança - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Musical DÓ-RÉ-MI
  

< Espetáculo Semear Amorendança >


Espetáculo Infantil baseado no livro “Semeie seus sonhos e crescerão milagres”, de Cristine Miller.

Era uma vez um livro colorido. Os olhos da pequena Vitória brilhavam na escada... Ela sacudia o livro e sorria. Todos se encantaram com as cores. Aos poucos, fomos percebendo que o livro era, na verdade, uma caixa de esperança! Em cada página, lições de vida sobre como é possível realizar nossos sonhos! Assim, surgiu o espetáculo! O livro foi passando de mão em mão, e cada grupo foi se identificando com uma lição. Cada coreografia é conseqüência desse encontro intenso. Juntos, entendemos que, para realizar nossos sonhos é preciso: alegria, coragem, força, energia, criatividade, amor, ânimo e paciência.

fotos do espetáculo

Espetáculo Amorendança - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Flicts - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Amorendança - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Amorendança - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Amorendança - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas

< Espetáculo Ver >

O espetáculo "Ver" foi o primeiro resultado que atingiu uma das nossas propostas pedagógicas iniciais a integração das Artes Plásticas e a Dança.

Foi construído desde o início do ano de 2004, com o olho registrando imagens, através das lentes de uma câmera. Depois, o olho sensibilizado, na exposição “Impressões”. O olho que brilha, descobrindo as misturas de cores, formas, volumes e texturas que passam a existir no simples contato do corpo com os materiais.

"Ver" foi, aos poucos, sendo modelado como a argila. Foi sendo moldado como o corpinho de nossos alunos, na construção de movimentos e na criação da força, através da repetição da dança.

Ver através do olho – a janela do nosso corpo.

Ver, então, não é simplesmente olhar e, sim deixar o olho mergulhar, estabelecendo contato direto com nossas sensações de pele, com nossos sentimentos.

Ver desperta em nós algo que toca na alma: a inteligência estética.

fotos do espetáculo

Espetáculo Amorendança - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Flicts - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Amorendança - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Amorendança - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas

< Espetáculo Saco de Brinquedos >


O espetáculo “Saco de Brinquedos”, de Carlos Urbim, foi criado especialmente para a abertura do “Natal Luz” de Gramado – RS em dezembro de 1995.

O livro traz poemas sobre brinquedos que representam a infância em todos os tempos. São vinte poemas, cada um sobre um brinquedo diferente, que são narrados pelo próprio autor e por Simone Castiel. Na adaptação para o espetáculo todos os poemas foram coreografados sobre músicas de compositores gaúchos de 1881 a 1923 e os figurinos criados pela figurinista e artista plástica Graça Cerutti.

Em todas as edições do espetáculo “Saco de Brinquedos” tivemos a presença do escritor Carlos Urbim que nos deixou lindas palavras sobre o trabalho realizado:

" Ter poemas interpretados com tanta graça por meninas bailarinas é a melhor edição que um escritor poderia pretender para um livro ainda inédito. "

fotos do espetáculo

Espetáculo Saco de Brinquedos - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Saco de Brinquedos - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Saco de Brinquedos - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas Espetáculo Saco de Brinquedos - Naira Nawroski Centro de Artes Integradas
Rua João Guimarães, 200, Santa Cecília, Porto Alegre - RS | tel (51) 3331-6260